Busca

17 de novembro de 2010

Amarena

No último feriado, depois do almoço fui ver se tinha algum sorvete no freezer, e tinha, um que eu nunca tinha visto, da kascão "Iogurte com Amarena" a aperência era linda, mas eu nunca tinha ouvido falar em amarena.


Então fui descobrir um pouquinho mais sobre aquela calda tão azedinha do meu sorvete.

A amarena, cujo nome científico é Prunus Cerasus, é uma variedade de cereja selvagem e ácida, de tamanho um pouco menor que suas irmãs, com casca fina e polpa suculenta, cuja gama de cores vai do vermelho vivo ao vermelho extremamente escuro, quase preto. Quanto mais maduras, mais escuras e doces e ácidas se tornam. A amarena é uma das progenitoras das cerejas cultivadas hoje em dia, particularmente do tipo “Morello” e “Marasca” (maraschino). Sua aparencia também é semelhante com a groselha.


Em algumas localidades, a amarena também é chamada de cereja montanhesa, cereja ácida ou cereja anã selvagem. Sua árvore pertence à família das rosáceas, tem em média 6 metros, topo arredondado e lindas flores de pétalas brancas que desabrocham na primavera.

É muito utilizada na industria de sorvtes e caldas, e também é utilizada para fazer sobremeas elaboradas, porém é um pouco difícil de encontrar a fruta in natura aqui no Brasil



E você ficou curioso para experimentar essa fruta? A Parmalat e a Kascão já estão vendendo o sorvete a um tempo. A La Basque também. Agora se você está no litoral fica a dica também da sorveteria Rochinha e a própria Amarena Gelateria no Rio.

Fotos: Reprodução

Por Guilherme.

6 comentários:

  1. Aqui em Ribeirão Preto SP, tambem temos este sorvete e é maravilhoso!!! E só procurar pela Sorveteria do JO. São Quatro em Ribeirão.

    ResponderExcluir
  2. Podem procura que vcs não vão se arrenpeder.Marcelo

    ResponderExcluir
  3. É mui gostoso, delícia!

    ResponderExcluir
  4. é mtoo bom aki em maringa - pr tem na brullys .. é meu predileto

    ResponderExcluir
  5. Amarena é MARAVILHOSA!!!!!!!!! Amooo demais

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa calda de cereja amarena. Onde posso comprar só a calda?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.