Busca

20 de outubro de 2010

ALHO NEGRO

Ferran Adrià é uma daquelas pessoas que podemos chamar de inovadoras. Sempre entre panelas e instrumentos de laboratórios, pesquisando novos produtos que com certeza logo viram tendência no cenário mundial. Com o Alho Negro está acontecendo exatamente isso.
O alho negro é o alho comum que passa por um processo de maturação, alterando sua cor, seu sabor e aroma. O cheiro não fica tão forte e o sabor fica bem adocicado garantem pessoas que experimentaram. O processo de maturação do alho acontece em uma estufa com temperatura controlada onde o alho fica por um período de 3 a 4 semanas.


Consumido no Japão como suplemento, devido às suas propriedades fitoterápicas, passou a ser visto como ingrediente gourmet mundo a fora. Aqui no Brasil ele chega pelas mãos do Chef Carlos Bertolazzi, do Zena Caffe que fica em São Paulo.
O Chef Carlos trabalhou com Ferran em seu restaurante El Bulli, aonde teve a oportunidade de conhecer esta iguaria e aprender como usa-la.
Eu ainda não tive a oportunidade de experimentar o alho, mas entrei em contato por e-mail com a Marisa Ono, a única produtora no Brasil para ver se consigo adquirir um pouco para minhas experiências na cozinha aqui de casa. A Marisa produz em média 40 kg por vez e cada kg é vendido a mais ou menos R$ 110,00 reais.


Chef Carlos Bertolazzi fala sobre o alho negro.

No site do programa Mais Você da Ana Maria Braga você pode ver mais um vídeo sobre o alho negro e ainda confere a receita do Chef Carlos de Spaguetti com três tipos de alho, feito com alho comum, alho poró e alho negro.
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1624013-10345,00-ANA+MARIA+MOSTRA+UMA+NOVIDADE+NA+CULINARIA+O+ALHO+NEGRO.html


Por Maria Pia

Um comentário:

  1. To esperando um alho desse para a sandrinha fazermos umas experiencias, hein?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.