Busca

17 de dezembro de 2010

BISCOITO DE POLVILHO

Estava eu outro dia dando uma olhada em um dos meus livros de culinária e achei uma receita de biscoito de polvilho que na hora me deixou com água na boca. Depois de juntar todos os ingredientes necessários coloquei a mão na massa.
Enquanto os biscoitos estavam no forno eu era ansiedade pura! Estava louca pra ver o resultado teria. Pura DECEPÇÂO!!!!! O biscoito ficou sem sal e tão duro que dava pra quebrar um dente.
Inconformada e querendo nunca mais comprar um livro de culinária (várias receitas que pego em livros não dão certo) resolvi recorrer à internet. Dei um polvilho no Google e achei várias receitas.



A diferença básica entre as receitas era o número de ovos. Na receita que deu errado pediam 4 ovos enquanto nas receitas da net só 1. A receita eleita por mim veio do blog Panelinha e ficou uma delícia.
Só tem 2 probleminhas, você tem que ficar extremamente atento ao forno para não deixar queimar o biscoito, e depois de algum tempinho, mesmo sendo guardado em pote hemético, o biscoito de polvilho acaba amolecendo (mas não se engane porque não fica ruim não, fica parecendo um pão de queijo ou você pode colocar por uns minutos em algum forninho elétrico mesmo que ele volta a fricar crocante).
Nota - eu não usei a batedeira como mandava a receita e fiz na mão mesmo.





INGREDIENTES

500 g de polvilho azedo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de óleo de canola
1 copo (americano) de água
1 ovo
1 colher (sopa) de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar






MODO DE PREPARO


1. Junte o polvilho e o sal numa tigela grande. Misture e reserve.

2. Coloque o leite e o óleo numa panela e leve ao fogo alto para ferver. Em seguida, retire do fogo e acrescente a mistura na tigela com o polvilho. Mexa rapidamente com uma colher, sem deixar esfriar. Misture até obter uma massa homogênea.

3. Adicione o ovo à massa e misture. Acrescente a água, aos poucos, até que a massa atinja uma consistência mais dura do que a massa de um bolo.

4. Transfira a mistura para uma batedeira e bata até obter uma massa homogênea. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

5. Retire a massa da batedeira e coloque-a num saco de confeitar. Para fazer os biscoitos, coloque o bico próximo à assadeira untada e enfarinhada e aperte o saco de confeitar, formando palitos ou argolas com a massa. Você pode fazer biscoitos no formato que desejar, mas cuide para que todos possuam a mesma forma e o mesmo tamanho, assim todos levarão o mesmo tempo para assar.

6. Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos.

7. Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar bem. Guarde-os em recipiente com tampa hermética em local seco e arejado.

No link acima você confere um vídeo aonde a chef  Helena Rizzo, do restaurante Maní em São Paulo, ensina Ana Maria Braga a fazer biscoito de polvilho com um shape que parece uma placa, bem diferente e interessante.


Por Maria Pia

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário.