Busca

27 de janeiro de 2011

Chapéu Panama

Hoje decidi falar aqui no blog de algo que vem constantemente sendo explorado no verão, o chapéu panamá. Chapéu sempre esteve em destaque quando se falava de verão, praia e sol, pois além de ser um acessório elegante também é um importante protetor dos raios ultra-violetas. De origem no Equuador apesar de seu nome fazer referência ao Panamá, tem como característica a cor clara e pode ser confecionado em diversos tamanhos e formatos. Seu material de composição é a palha da planta "Carludovica Palmata".


Família inteiras são envolvidas na produção de um panamá, que demora cerca de quatro meses para ficar pronto. As folhas verdes da Carludovica Palmata são desfiadas e imersas em água fervente com pó de enxofre, o que garante sua cor marfim. Em seguida, são colocadas no sol por 20 minutos, mas esse processo deve ser feito logo de manhã ou no final da tarde, pois o sol muito forte pode queimar a palha. Em seguida, com a trama já seca, recebe uma sova para suavizar e deixar a palha esticada. A parte final, mais trabalhosa, é direito exclusivo das mulheres. São elas que tecem a copa em espiral de forma a entrelaçar as fibras até formarem o diâmetro exato do chapéu. Para confeccionar as abas, as artesãs colocam essa primeira parte já tramada do chapéu em uma fôrma cilíndrica de madeira. Para dar forma, utiliza-se a técnica mais antiga, criada no século 16, que é o molde a fogo, feito com ferro em brasa. Para finalizar, aparam-se os fios rebeldes com tesoura e o acabamento é dado com uma fita por dentro e por fora do chapéu.



Esse acessório pode ser usado em inúmeras situações desde que seja administrado com bom senso. Deve sempre ser usado ao ar livre, ruas, praia, shoppings, eventos casuais, hotéis e até mesmo na balada. Deve ser sempre evitado em locais como: restaurantes, reuniões e escritórios. Vale lembrar que por ser um chapéu estruturado deve-se tomar também uma série de cuidados em sua limpeza e manuseio, pois qualquer movimento mais brusco pode deformá-lo e sua forma nunca mais voltará a ser o que era.

Vamos conferir os chapéus nas celebridades:



Os modelos podem variar de R$ 80,00 a R$ 500 e ainda existem modelos de grifes internacionais que podem custar absurdamente caros. Aqui vão dois sites de vendas com modelos bem bacanas inclusive modelos importados: O www.chapeupanama.com.br e o www.meuchapeupanama.com.


 Agora é só comprar o seu, fazer sua combinação e abusar nesse verão.

Fotos: Reprodução

Por Guilherme.

2 comentários:

  1. eu não sou muito fã de chapéu em geral.. mas dependendo da pessoa e do estilo fica legal sim! Mas não para ir na seven como aconteceu há algumas semanas atrás hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. né??? tem que ser baladas durante o dia.. na piscina.. na praiaaa.. as pessoas confundem um pouco! rsrs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.