Busca

29 de outubro de 2010

CASTANHA DE BARU

Eu já tinha lido há a algum tempo em alguma revista de gastronomia a respeito da castanha de baru mas como era uma coisa desconhecida para mim, não dei muita importância. Coincidentemente essa semana, quando estava no evento da Prazeres da Mesa, no Senac em São Paulo, tinha uma barraquinha do movimento Slow Food que estava vendendo a castanha entre outros produtos. Atraida pela novidade, aproveitei a oportunidade e comprei um pouco para ver exatamente do que se tratava.
A castanha vem do baruzeiro, uma planta leguminosa, cujos frutos amadurecem entre setembro e outubro. É uma espécie nativa do cerrado brasileiro e sua sobrevivência está ameaçada devido à extração de madeira para comercialização em construções. A polpa do fruto também é comestível e se presta muito bem para bolos, pães, massas recheadas entre outras coisas.


O sabor da castanha de baru torrada lembra o do amendoim e por isso é usada lá no cerrado para produção de pé de moleque, paçoquinha e outros doces. Não é tão oleosa e é mais consistente um pouco do que amêndoa quando torrada e ainda é super crocante. Seu valor nutricional é alto e contém cerca de 26% de proteínas. Pela riqueza energética de seus nutrientes a castanha de baru é associada à sexualidade e lá na região já levou o apelidinho de Viagra do Cerrado!!!
Vale a pena experimentar é muito gostosa!!! Seu uso é bem vasto e substitui outras castanhas muito bem dando um gostinho especial e diferenciado, além de um ar de novidade a um prato básico. Por exemplo, troque os pinoles do molho pesto pela castanha de baru. Outra dica é usar a castanha de baru picada para incrementar uma simples farofinha, para dar crocância na finalização de um risoto ou uma em uma saladona!!!! Vai ficar uma delícia!!! Eu já testei e adorei!!!! Sem contar que valorizamos produtos nacionais e colaboramos com a sustentabilidade de várias famílias que vivem do seu comércio!!!


Por Maria Pia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.