Busca

21 de outubro de 2010

CHÁ X INFUSÃO

Eu sei que pode parecer um clichê eu falar que a minha primeira memória de chá vem da casa em que minha avó morava quando eu era pequena. Mais clichê ainda se eu disser que esse chá era da erva cidreira que dava aos montes no jardim de lá. Mas o que é que eu posso fazer se essa é realmente a lembrança que tenho???!! E que pelo jeito a maioria das pessoas com quem eu converso também têm. Será que todo mundo ia na casa da minha avó quando era pequeno???? RSRSRSR
O que até pouco tempo eu não sabia é que aquela bebida que eu jurava que era um chá, era na verdade uma infusão. Sério, fiquei chocada!!! Afinal de contas, não é tudo a mesma coisa???? Chá e infusão, infusão e chá??? Totalmente confusa (não sou muito de tomar chá e por isso nunca havia me preocupado com essa diferenciação) fui procurar saber qual era a resposta para aquilo que atormentava minha cabeça.

camellia sinensis

Descobri então que os chás só podem ser chamados por esse nome se forem feitos a partir das folhas da camellia sinensis, planta que dá origem aos chás preto, vermelho, amarelo, verde, branco, pu'er e oolongs. Ou seja, aquele cházinho de erva cidreira que você e eu sempre tomamos não era, na verdade, um chá, mas sim uma infusão.
As infusões por sua vez são todos os outros tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, flores, frutas, raizes e sementes em água quente. Nada impede contudo, que voce use ingredientes das infusões para aromatizar qualquer um dos tipos de chá.
Pensando nisso proponho a você que experimente essa misturinha que eu fiz hoje para tomar a tarde com minha mãe. Para chá verde, que geralmente não tem um gosto muito agradável ficou ótimo. Não tive nem que adoçar.





PARA 2 XICARAS DE CHÁ

500 ML DE ÁGUA FERVENTE
2 C. SOBREMESA DE CHÁ VERDE EM FOLHAS
2 CRAVOS DA íNDIA
2 LASQUINHAS DE CANELA EM PAU
1/2 ANIS ESTRELADO
ADICIONE TODOS OS INGREDIENTES À ÁGUA, TAMPE E ESPERE POR 10 MINUTOS. COE E ESTA PRONTO PARA BEBER. SE QUIZER, ADOCE COM MEL, AÇUCAR OU ADOÇANTE.

Por Maria Pia

2 comentários:

  1. Maria Pia

    Adorei a receitinha. Vou fazer, toda noite faco um cha ( ou infusao) huaahu para tomar com a roberta.
    E parabens, adorei o site !!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. E eu tomo "infusao" de gengibre com acucar queimado toda manha! Experimente pq eh uma delicia!! Bj

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.