Busca

25 de outubro de 2010

MACARRÃO

, resHoje ê o dia mundial do macarrão!!!! Uma salva de palmas para essa mistura de farinha, água, azeite e ovo que conquistou o mundo com sua simplicidade.
Não se sabe ao certo a sua origem mas pesquisadores encontraram na China um tipo de massa de formato cilindríco que tinha 50 cm de cumprimento e aproximadamente 4 mil anos de idade. Realmente um fóssil de espagueti!!!! Imagina só como é que não estava o coitadinho!!! Não devia se parecer nem um pouco com esses ai de baixo!!!


Os formatos em que encontramos o macarrão são inúmeros e cada vez mais a indústria cria novidades como forma de marketing e fidelização de seus consumidores. No entanto, os mais conhecidos são os longos, chatos, cilíndricos, retorcidos, pequenos e ainda temos que citar os instantâneos, que no mundo moderno, por sua praticidade de preparo tem uma enorme importância.


Para terminar as comemorações do dia internacional do macarrão vou deixar aqui uma receita de massa caseira que dá super certo e você não precisa nem ter a máquina de abrir massa em casa porque é super fácil e dá para fazer com o velho e bom rolo de macarrão.


INGREDIENTES PARA APROXIMADAMENTE 4 PORÇÕES:
  • 400g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 4 pitadas de sal

MODO DE PREPARO:

Faça um vulcão de farinha sobre uma superfície lisa. Acrescente o azeite, o sal e 2 ovo. Vá colocando o restante dos ovos um a um,  enquanto trabalha a massa com as mãos. Dependendo do tamanho dos ovos (caso estejam grandes), não é necessário colocar todos. Se a massa já estiver firme, lisa e homogênea antes, pode parar de acrescentar ovos. Faça uma bola e cubra com filme plástico, deixando descansar por 15 minutos na geladeira. Após o descanso, divida a massa em pedaços menores, para facilitar a sua abertura. Este é um trabalho de força e paciência, pois quanto mais a massa for aberta, mais macia e fina vai ficar. Caso você não tenha o cilindro, pegue seu rolo de macarrão e mãos à obra. Não se esqueça de polvilhar um pouquinho (pouquinho mesmo pois não queremos que a massa absorva mais farinha) de farinha na superfície em que vai abrir a massa. Corte no formato desejado e depois, é só cozinhar a massa por cerca de 4 min e por o seu molho preferido. 


DICA:


Se ficar com preguiça de fazer algum molho, minha dica é colocar um pouco de manteiga e de parmigiano-reggiano de boa qualidade!!!! Para mim, simplesmente o melhor jeito de se comer uma massa feita em casa!!! Hummmm juro que estou com água na boca!!!




Fotos: Reprodução

Por Maria Pia

7 comentários:

  1. também fiquei com água na boca pia!!! Guigui

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer,Maria Pia!! Adorei!!! Bjs Ana

    ResponderExcluir
  3. mas precisa ter braço pra abrir a massa hein!!

    ResponderExcluir
  4. pia, to com uma super preguica.. faz ai e me chama pra comer, vai! eu levo o vinho

    ResponderExcluir
  5. Pia,
    O blog tá 10!
    Parabéns para VCs 3.
    A dica, excelente.
    Dá água na boca mesmo.
    Grande abraço.

    Ranieri.

    ResponderExcluir
  6. Hummmm já tô com água na boca!!!!

    Vou fazer ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. aeee piaaa! to amando!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.