Busca

22 de outubro de 2010

Ovo milenar

Na noite passada, nós 3, fundadores e postadores do blog, tivemos aula de cozinha chinesa e com ela veio a surpresa do ovo milenar.
Procuramos na internet bases mais reais para explicar de onde ele surgiu. Segundo o chef Rodrigo Anunciato, nosso professor, o ovo surgiu pois havia um prisioneiro do imperador que não podia ser morto, uma vez que sua morte geraria comoção geral na população por ele ter sido do exército e bom para muita gente. Então, a maneira que acharam para acabar com a vida dele, sem que as pessoas ficassem sabendo, foi diminuir a quantidade de comida para que moresse de inanição. Alguns amigos que visitavam o presidiário sacaram o plano e levaram para ele o tal do ovo milenar, porque devido a sua aparência de estragado, os guardas não pensariam que o presidiario comeria, e assim ele se manteve vivo.
Mas pelo que achamos na pesquisa, acredita-se que o método de produção do ovo centenário iniciou há mais de cinco séculos por uma necessidade de se guardar comida, e como na época não tinha geladeira, os chineses pegavam ovos e envolviam em argila para conservar. A técnica  foi aprimorado depois da sua descoberta durante a dinastia Ming, na região de Hunan, quando o proprietário de uma casa encontrou ovos de pato na argamassa que foi usada para fazer a sua casa, dois meses antes. Após experimentar, ele resolveu tentar produzir mais, adicionando sal para melhorar o sabor.










Dizem também que o ovo milenar é fecundado, ou seja, tem um feto morto dentro, que apodrece e fermenta junto com o resto do ovo.Vai saber se é verdade né. Agora, por que as pessoas continuam comendo esse ovo podre não sabemos!







O gosto? Ai vão as opiniões:


Evelyn: É nojento. A clara é escura e gelatinosa, a gema também é escura, mas com textura de gema normal. Mesmo a gente tendo comido com shoyo (molho de soja), na hora não é tão ruim o gosto, mas 5 segundos depois vem um gosto de ovo podre na boca que não sai durante muito tempo. O pior de tudo é a sensação de saber que aquilo tá podre e tem um feto dentro, mas pelo menos eu posso dizer que uma vez na vida, eu comi um ovo  milenar!


Maria Pia: Realmente nojento!!! Aspecto horroroso e cheiro forte. O gosto predominante era realmente o de shoyo e como a Evelyn disse o retrogosto de ovo podre na boca perdura por muitos minutos. Comer de novo???? Nunca digo nunca, mas juro que não pretendo!!!




Guilherme: Eu não achei tão ruim assim, na verdade achei sem gosto, o único gosto que senti foi do shoyo, o sabor não é marcante e a aparência é horrível me senti em um reality show sendo obrigado a comer aquelas coisas horríveis. Valeu a pena experimentar por ser uma iguaria chinesa e algo diferente que provavelmente nunca mais irei provar!










Família All Cool

2 comentários:

  1. Concordo com a Evelyn o gosto não é ruim, mas depois de alguns segundos vc fica com o gosto de ovo podre na boca, o que me causou um certo mau estar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, turma!!!
    Parabéns pelo blog, realmente cool...
    Claro que o que a historia do ovo milenar é uma lenda, mas o método de conserva que vocês encontraram vai muito além dos 5 séculos, pois ele é aplicado na China a cerca de 2 mil anos. Lembrem que na mistura de terra vai ainda cal virgem e chá verde.
    E parabéns também pela coragem de provar, pois nem todo mundo consegue.

    Abraços do Chef.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.