Busca

1 de novembro de 2010

"Vegetarianismo"

O vegetarianismo é um regime alimentar que exclui qualquer tipo de carne e está dividido em 4 categorias:

Ovolactovegetarianismo: Exclui carne das refeições, porém não exclui ovos, laticínios e derivados.
Lactovegetarianismo: Exclui carne é ovos das refeições, porém não exclui laticínios e derivados.
Ovovegetarianismo: Exclui carne e laticínios das refeições, porém não exclui ovos e derivados.
Vegetarianismo estrito: Exclui carne, laticínios, ovos e derivados das refeições.

Começou na Índia e estava ligado à pureza e contaminação, não tem haver com a proteção aos animais. O vegetarianismo ético visando uma sensibilidade quanto aos animais surgiu a pouco tempo em alguns países da Europa.

As dietas vegetarianas, ao contrário do que se pensa, possui muitos e quase todos os nutrientes necessários para uma boa saúde, tirando vitamina B12, cálcio, ferro e zinco que são ingeridos em menores quantidades do que quem come carne, mas podem ser consumidos através de suplementos.
Folhas, legumes, verduras, sojas em grão, Pts, leguminosas, tudo isso faz parte de uma dieta vegetariana.

                                    

Existem diversos motivos para ser vegetariano: religião, intolerância, respeito aos animais e filosofia.
Dentro da filosofia, entra o veganismo que é uma convicção ética com base nos direitos dos animais, que além de não consumirem nenhum tipo de carne e derivados, também são contra o uso de peles de animais,  testes de quaisquer tipos e uso dos mesmos para entretenimento.

É um pouco complicado no começo até por causa de receitas, as vezes ficamos perdidos sem saber o que comer, mas na internet tem muitas receitas maravilhosas e particularmente a minha preferida é o strogonoff de soja, até porque o gosto é o mesmo do de carne. Além dessa tem fricassé de soja, bifinho e hambúrguer de soja, e o bom é que dá pra usar e abusar de ervas e temperos nas preparações.

                              

Eu, particularmente, não como carne não por um apelo aos animais, o que eu preferia que fosse, mas porque simplesmente não consigo olhar um pedaço de frango e pensar que era um animal, porém alguns tipos de carnes ainda entram nas minhas refeições como frutos do mar, hamburgueres e salsichas, mas não acredito que vai ser por muito mais tempo.
E ao mesmo que eu acho inadmissível as pessoas comerem carne, entendo que somos uma sociedade que foi acostumada assim e para mudar esse hábito vai demorar muito tempo. E preciso confessar, eu emagreci bastante depois que virei "espiritualmente" vegetariana.


                             Por Evelyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.