Busca

6 de dezembro de 2010

BAUNILHA - EXTRATO FEITO EM CASA

A baunilha é o fruto de uma orquídea originária do México. Foi levada para a Europa junto com o chocolate em 1520. Hoje em dia a baunilha já é produzida também em Madacascar e no Taiti. Conquistou o mundo com seu perfume delicado e suave. Tem poder de aromatizar infinitas receitas.
O que eu me pergunto é por que comprar aquelas essências de baunilhas que são totalmente sintéticas quando em um minuto você pode fazer seu próprio extrato??? Muito mais aromático e saboroso do que as essências, o extrato feito em casa é 100% natural e não contém aqueles produtos químicos que deixam o gosto artificial. A minha está com um mês e só estará pronta para o uso daqui a 2 meses mas mesmo assim a diferença na coloração já é absurdamente grande (no dia em que eu fiz o líquido era totalmente transparente e com o passar dos dias foi ficando com um tom amarronzado).

1 mês de idade


Para fazer seu próprio extrato você vai precisar de um litro de vodka e 4 favas de baunilha. Abra as favas ao meio deixando-as juntas em uma das extremidades e coloque em um recipiente limpo com a vodka (uma garrafa pet é a melhor opção). Guarde em local escuro por pelo menos 3 meses antes de usar, agitando de vez em quando para que a baunilha impregne no álcool.

DICA: quando for comprar a fava para ter certeza que ela não está velha certifique-se de que elas estão macias ao toque e não se quebram quando dobradas.

PS: todo mês vou postar uma foto nova aqui no blog para mostrar a evolução!!!

Por Maria Pia

2 comentários:

  1. Nunca pensei que baunilha tivesse alcool. Quero experimentar quando estiver pronta. Beijos, Ninia

    ResponderExcluir
  2. NIA, AQUELAS ESSÊNCIAS QUE A GENTE COMPRA NO SUPERMERCADO NÃO TEM ALCOOL NÃO. ELAS SÃO INDUSTRIALIZADAS.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.