Busca

5 de novembro de 2010

SPAGHETTINI COM MINI ALCACHOFRAS E SHITAKE

Outro dia a Ana me pediu para postar aqui no blog uma receita com alcachofra e eu fiquei de pesquisar algo interessante. No geral, o que a gente encontra são as alcachofras recheadas ou com algum tipo de molho, nada muito diferente do que já estamos acostumadas. Comentei com a Ninia, minha tia, que estava procurando por elas nos mercados e que ainda não tinha encontrado. Eis que passam uns dias e ela me liga do sacolão dizendo que tinha achado as alcachofras e que lá eles tinham até as minis. Não pensei duas vezes e pedi que ela me trouxesse um pouco de cada. Como nunca tinha feito nada com as alcachofrinhas, resolvi fazer um teste. Tinha aqui na geladeira um pouco de shitake que havia comprado uns dias atrás. Uni o útil ao agradável. Só faltava algo neutro, que não se sobressaíse aos dois ingredientes com sabores tão delicados e ao mesmo tempo tão especiais. Daí o spaghettini, justamente o que faltava.


INGREDIENTES:  

1/2 pacote de spaghettini cozido al dente
10 mini alcachofras
400g de shitake
2 c. chá de alho picado
2 talos de cebolinha
1/4 de xic. de vinho branco seco
100g de manteiga com sal
pimenta do reino
sal




MODO DE PREPARO DAS MINI ALCACHOFRAS:


Vá retirando as folhas duras das alcachofrinhas até chegar nas folhas mais claras e macias. Corte as pontinhas das folhas e o talo e apare com a faca alguma sobra das pétalas perto do miolo. Corte ao meio e coloque de molho em uma bacia com água e meio limão espremido para que não escureçam e deixe por 30 min. Cozinhe em água fervente com um pouco de sal e o suco de meio limão por 5 minutos. Escorra e reserve.






MODO DE PREPARO DO MOLHO:

Aqueça a manteiga em uma frigideira grande e adicione o alho. Mexa por 1 minuto e adicione o Shitake. Deixe cozinhar até eles ficarem macios, mais ou menos 5 minutos. Junte as alcachofrinhas e mexa por mais 1 minuto. Junte o vinho branco e uma concha da água do cozimento do spaguettini. Deixe apurar um pouco os sabores, coloque pimenta do reino e corrija o sal. Desligue o fogo e coloque a cebolinha em rodelas finas. Acrescente o molho ao macarrão e pronto. Se você achar necessário, coloque um pouco mais de manteiga na hora.




BOM APETITE!!!!

Por Maria Pia

4 comentários:

  1. Meryyyy vem cozinhar na minha casa!!! Gostei!! Parabéns, o blog está demais!!

    ResponderExcluir
  2. eu tb queroooooooo...to aguadaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre digo pro Gui, que sou sua fã nº 1,espero qualquer dia que vcs dois façam este prato pra mim...!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita!!!

    obrigada, mas eu é que sou a fã no. 1 do Gui!! Ele é demais!!! bjs

    Pia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.